Planos 24 Ago
O Brasil melhorou um pouco no ranking mundial de penetração da banda larga fixa, feito pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e divulgado nesta quinta-feira (15). O país subiu uma posição, chegando ao 75º lugar, com 12,24% da população com acesso fixo. No ano passado, o mesmo levantamento mostrou que o Brasil ocupava a 76% colocação.
Entre os países da América Latina, o Uruguai é o mais bem colocado, com 26,27% de penetração, e colocado na 41ª posição. Além do Uruguai, outros vizinhos sul-americanos ficaram a frente do Brasil, como Argentina (16,08%) e Chile (15,17%). No topo do ranking estão Mônaco, Suíça e Liechtenstein.
Quando se fala em banda larga móvel, no entanto, a posição do Brasil é bem melhor. O país ocupa o 24º lugar, com penetração em 88,62% da população. Entre os vizinhos da América do Sul, nenhum país supera o Brasil em conectividade de banda larga móvel. O mais bem colocado é o Uruguai (77,71%), seguido por Argentina (67,3%) e Chile (64%). Não a toa, a média de tempo gasto no celular diariamente pelo brasileiro é de três horas. Os três países com melhor penetração da internet móvel são Finlândia, Singapura e Kuwait.
Os rankings de penetração da banda larga fixa e móvel listam, ao todo, 187 país.
Com o barateamento das tarifas, a estimativa é de que os planos pós-pagos da internet móvel ganhem mais clientes no Brasil e América Latina, segundo um levantamento. O Tribunal de Contas da União (TCU) acionou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recentemente e pediu que o órgão fiscalize corretamente as operadoras, que muitas vezes fazem cobranças extremamente erradas.
Android
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Android
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Especiais
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Software
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2